Clã São Pedro (Corpo Nacional de Escutas)
O nosso Clã
O Clã São Pedro foi imaginado na cabeça do nosso antigo pároco, e grande homem, forte no suporte do Escutismo Católico, Padre António Farinha Martins. Foi um fervoroso apoiante dos Escuteiros, e um importante aliado nas alturas de intempérie, mesmo quando as zaragatas eram internas. Tinha o C.N.E. sempre presente na forma como comandava a sua vida e orientava a sua (nossa) paróquia. Como os escuteiros do Agrupamento 1246 lhe estavam impressos no coração, também os Caminheiros eram um sonho desejado.
Pelo suporte na estrutura organizacional do agrupamento, pelo exemplo que trazemos aos mais novos, pela vivência única da Fé que apresentamos e por um profundo desejo dos pioneiros mais velhos e da nossa chefia, nasce o Clã São Pedro, em Setembro de 2009.
O nosso Agrupamento
No início do ano de 2001, o chefe Alexandre Rippol, membro da Junta do Núcleo da Barra, conhecendo o desejo manifestado pelo pároco de S. Pedro e S. João do Estoril, o Padre António Farinha Martins, em fundar um agrupamento de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (C.N.E.) e sabendo da disponibilidade da dirigente Margarida Padeira, lançou-lhe o desafio para iniciar o processo de fundação de um novo agrupamento.
A esta proposta, aderiu igualmente o seu marido António Padeira, dando-se, assim, início a um conjunto de ações no âmbito do Regulamento Regional de Expansão de Novas Unidades, no sentido de se juntarem as condições mínimas necessárias para a criação do agrupamento.
Após diversas reuniões entre o pároco, membros da Junta de Núcleo e os referidos dirigentes, reuniram-se as condições físicas e humanas para a implementação de uma nova unidade do CNE. O espaço para a sede foi disponibilizada pela paróquia. Para o efeito, cedeu-se a loja cita na Rua Aquilino Ribeiro, lote 1. Do grupo de jovens voluntariaram-se para a futura equipa de dirigentes os seguintes candidatos: António Carvalho, Fátima Fernandes, Marco Val, Paulo Rosa e Ricardo Caldeira.
A Junta Regional de Lisboa, delegou na Junta do Núcleo da Barra o acompanhamento relativo ao desenvolvimento do processo, tendo nomeado conforme o artigo 11.º,2.º do RRE, como Agrupamento Monitor o Agrupamento 75 do Estoril, ao qual ficou agregado o Agrupamento em Formação de S. Pedro e S. João do Estoril. De acordo com o artigo 13.º daquele Regulamento, foi ainda designado como representante da equipa do futuro Agrupamento, o dirigente António Padeira. Depois de dois anos de atividades no Agrupamento Monitor, no dia 12 de Outubro de 2003, foi fundado oficialmente o Agrupamento 1246 de S. Pedro e S. João do Estoril, de acordo com a Ordem de Serviço Nacional n.º 510.
O Agrupamento 1246 tem a sua sede em São Pedro do Estoril, Rua 9 de Abril, nº 86, junto à estação ferroviária e serve as comunidades de São João e São Pedro do Estoril. O apoio incondicional da Câmara Municipal de Cascais e da Paróquia de S. Pedro e S. João do Estoril permite-nos continuar a propiciar um Escutismo de qualidade. (Adaptado, www.agrupamento1246.com)